Locais de interesse

CASTELO DE PENELA

A sua construção data do séc. XI, apesar do que hoje se pode ver do Castelo remontar somente aos Séculos XIV e XV. No seu interior tem a Igreja de São Miguel, cujas primeiras origens se prendem ao séc. XII.

 

PARQUE DAS ÁGUAS ROMANAS – PENELA

O Parque das Águas Romanas de Penela local de imprescindível visita, inspira-se na domus da Villa romana do Rabaçal, formalizado através de fragmentos de compartimentos que constituíam o antigo “palácio”. Elementos lúdicos animam os espaços com actividades, ao nível cognitivo e físico, que nos remetem para a época.

VILLA ROMANA DO RABAÇAL

Situada a 12 Km de Conímbriga, a Villa romana do Rabaçal encontra-se numa “meia-encosta” na Freguesia do Rabaçal, entre uma cumeada com arvoredo e um riacho, fazendo parte integrante do território da antiga civitas, junto da via romana que ligava Olisipo a Bracara Augusta. Desta Villa Romana datada do século IV d.c. conhece-se a pars urbana (área residencial), balneum (Balneário), pars frumentária (área do pátio agrícola com alpendre), pars rustica (alojamento dos servos, armazéns, oficinas).

CASTELO DO GERMANELO

Erguido por D. Afonso Henriques, entre 1140-1142. Dali avista-se uma paisagem deslumbrante sobre o vale do Rabaçal.  Põe-se a hipótese de ter na sua origem um castro romanizado. De propriedade particular, deve-se a reconstrução hipotética da sua muralha norte ao Dr. Salvador Dias Arnaut.

GRUTAS ESPELEOLOGIA

A espeleologia é uma das potencialidades do Concelho. Apesar de só começarem a ser divulgadas ao público, as grutas de Algarinho e Talismã têm sido exploradas por vários grupos espeleológicos e encontram-se ainda em fase de estudo. Situadas a sul da nascente do Rio Dueça, e a escassos metros da EN 110, na zona de Taliscas, as Grutas de Algarinho e Talismã são consideradas das maiores grutas do nosso país.

PRAIA FLUVIAL DA LOUÇAINHA – SERRA DO ESPINHAL

A frescura, o verde das serras, a calma e a paz deste local, fazem das Represas Naturais da Louçainha um dos locais naturais mais aprazíveis do Concelho. Aqui poderá encontrar, para além, de piscinas naturais, um parque de merendas e um restaurante panorâmico.

CASCATA DA PEDRA DA FERIDA – ESPINHAL

A Cascata da Pedra da Ferida localiza-se na Serra do Espinhal, e tem acesso inicial pelo caminho da Ribeira da Azenha. Para visitar este agradável local terá de deixar o carro a algumas centenas de metros e fazer um pequeno percurso pedonal.

CENTRO DE BTT – FERRARIA DE S. JOÃO

Este Centro dispõe de um edifício de apoio ao BTT com estação de serviço para bicicletas com lavagem (moedas de 50 cent ou 1 euro), ar e mini-oficina self-service disponíveis 24h. Tem ainda casas de banho e duches quentes (moedas de 50 cent) disponíveis das 8h às 20h.  A partir deste Centro tem à disposição quatro percursos com crescentes níveis de dificuldade, e um quinto, de longa distância, que faz a ligação com os trilhos do Gondramaz e Lousã, voltando sempre à Ferraria de São João.

Em caso de necessidade contactar a Associação local ou o site.


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s