FDE 2011

Tivesse o Homem, no mais profundo desalento, baixado os braços perante todas as adversidades e problemas com que se deparou ao longo da sua existência e a Humanidade não seria a que hoje todos conhecemos.

É com esta atitude de permanente inconformismo e de constante busca de soluções que privilegiem a inovação e a capacidade de empreender que ousámos elaborar o Programa de Desenvolvimento para a Inovação, Competitividade e Empreendedorismo do Concelho de Penela (PDICE), dotando o Município de um documento orientador dos caminhos que é necessário caminhar para que possamos alcançar o desenvolvimento que desejamos, que merecemos e que, acima de tudo, queremos construir.

O Desenvolvimento Económico, referenciado no PDICE como uma das áreas estratégicas para a prossecução desse objectivo maior que é termos um concelho mais desenvolvido, vem merecendo dos órgãos municipais a maior atenção e dedicação, quer ao nível da melhoria das actuais condições de funcionamento da zona industrial existente, quer ao nível da definição de novas estratégias de abordagem que permitam a fixação de novas empresas e a criação de novas ideias negócio sempre aliadas aos sectores que se identificam com a identidade do Concelho. Através da definição de uma identidade forte, ousámos apostar na inovação como o catalisador fulcral de desenvolvimento territorial deste Concelho do Pinhal Interior Norte, e assim, foi aprovada uma candidatura à Rede Europeia de Living Labs (ENoLL) da qual passou a fazer parte o SmartRural Living Lab onde o objectivo dos parceiros (empresas, universidades e instituições públicas) assenta no desenvolvimento e teste de produtos/serviços, envolvendo os utilizadores, que permitam criar desenvolvimento aos territórios de baixa densidade demográfica. Recentemente, inaugurámos o SmArtes, um espaço dedicado à instalação de novas empresas ligadas às indústrias criativas, que vai permitir revitalizar o centro histórico da vila de Penela através de novas dinâmicas que as empresas instaladas possam vir a gerar.

Por isso ousámos realizar um fórum de discussão económico com o intuito de trazer a debate assuntos tão pertinentes. O nível de qualidade atingido nas últimas cinco edições representa para nós um imperativo de responsabilidade para continuar a fazer do Fórum de Desenvolvimento Económico de Penela uma referência para toda a região centro.

PROGRAMA

10H00 – Recepção dos participantes
10H30 – Sessão de Abertura
António Almeida HenriquesSecretário de Estado Adjunto da Economia e do Desenvolvimento Regional
António Alves, Presidente da Câmara Municipal de Penela
Paulo Andrez, Vice-Presidente da Federação Nacional de Associações de Business Angels

11H00 – 1º PAINEL: COESÃO TERRITORIAL: UMA REFORMA NECESSÁRIA!
Moderador: Eduarda Macário, Jornalista do Jornal As Beiras
Cristina Rodrigues, Arquitecta
Frederico Lucas, CEO da Infoex
Artur da Rosa Pires, Pró-Reitor da Universidade de Aveiro

12H30 – Debate
13H00 – Almoço livre

15H00 – 2º PAINEL: INOVAÇÃO E INTERNACIONALIZAÇÃO: A SOLUÇÃO?
Moderador: António Henriques, Presidente do Clube de Empresários de Coimbra
Luís Silva, CEO da Wit Software
Carlos Rosário, CEO da IsGreen
Paulo Barradas, Presidente da Bluepharma

16H00 – Debate
16H30 – Coffee-Break

16H45 – PAINEL DE ENCERRAMENTO: PORTUGAL, AMANHÃ?
Moderador: Pedro Aleixo Pais, Jornalista da Revista Invest
Avelino de Jesus, Economista e Professor Catedrático do ISEG – Instituto Superior de Economia e Gestão
Manuel Rodrigues, CEO da Biopremier

ORADORES

MANUEL AVELINO DE JESUS | Nascimento:   Tavira, 22/09/1952; Habilitações académicas: 1976: Licenciatura em Economia pelo ISEG – Instituto Superior de Economia e Gestão; 1981: Mestrado em Economia Industrial pela Universidade de Paris X; 1986: Doutoramento em Economia e Finanças Internacionais pela Universidade de Paris X. Actividades profissionais: 1976 / 1980: Assistente no ISEG – Instituto Superior de Economia e Gestão; 1987 / 1990: Professor Auxiliar no ISEG – Instituto Superior de Economia e Gestão; 1990 / 2004: Professor Associado no ISEG – Instituto Superior de Economia e Gestão; Desde 2010: Professor Associado no ISEG – Instituto Superior de Economia e Gestão. Actividades de direcção e administração: 1992 / 1995: Presidente do Conselho Directivo do ISEG – Instituto Superior de Economia e Gestão;  1996 / 1998: Presidente da Assembleia de Representantes do ISEG -Instituto Superior de Economia e Gestão; 2004 / 2010: Director e Presidente do Conselho Científico do ISG – Instituto Superior de Gestão; 2004 / 2007: Membro do Conselho de Administração da Ensinus – Estudos Superiores, SA;

CRISTINA RODRIGUES | Arquitecta sénior e investigadora no MIRIAD, Instituto de Investigação e Inovação em  Arte e Design de Manchester, onde frequenta um PhD by Practice http://www.miriad.mmu.ac.uk/. Fundadora, coordenadora e responsável pelo projecto de investigação “Villages in the Interior of Portugal” iniciado pela CR Architects em parceria com a MMU, Manchester Metropolitan University e com o MIRIAD, centro de Investigação da MMU. Este é um projecto de investigação multidisciplinar desenvolvido pela investigadora no MIRIAD, com a participação da Faculdade de Arquitectura Paisagista da MMU e a Faculdade de Tourism and Management da MMU.

FREDERICO LUCAS | Técnico de comunicação em projectos de valorização territorial. Autor de conceitos territoriais: hardware territorial; economia DNS. Co-autor do projecto Novos Povoadores e do projecto Working Labs.

MANUEL RODRIGUES | fundou a empresa Biopremier em 2003 e exerce actualmente a função de CEO. Licenciou-se em Biologia pela Universidade de Aveiro (1996), realizou vários Cursos e Formações em Biologia Molecular e Acreditação de Laboratórios de Ensaio, e trabalhou como Investigador durante 7 anos em Universidades/Institutos. Ao nível da Biopremier, foi o responsável pela gestão e angariação de fundos de investimento, e coordenou o desenvolvimento e validação de 19 novos testes de DNA actualmente Acreditados, bem como a creação de software aplicado ao desenho e avaliação teórica de moléculas de DNA. Presentemente, para além das funções executivas, é o Director do Departamento Clínico da empresa, que congrega os sectores Clínico e Veterinário.

ARTUR ROSA PIRES | O Prof. Artur da Rosa Pires licenciou-se na Universidade de Coimbra, em 1978, em Engenharia Civil, e logo depois começou a exercer a sua actividade profissional como Assistente no Departamento de Matemática e posteriormente no Departamento de Ambiente e Ordenamento da Universidade de Aveiro. Em 1983, obtém o grau de Mestrado em Planeamento Regional e Urbano pelo Departamento de Planeamento Urbano da Universidade de Gales, Institute of Science and Technology, Cardiff, Reino Unido, e em 1987, o de Doutor em Planeamento Regional e Urbano pelo Departamento de Planeamento Urbano da Universidade de Gales, Institute of Science and Technology, Cardiff, Reino Unido. A sua Agregação, em Teoria e Método do Planeamento, é obtida em 1996 na Universidade de Aveiro.
O Pró-Reitor da Universidade de Aveiro é Professor Catedrático no Departamento de Ciências Sociais, Políticas e do Território da UA, sendo especializado em Teoria e Política do Planeamento, Planeamento Estratégico Territorial, Políticas de Inovação e Políticas de Desenvolvimento Sustentável, tendo exercido as funções de Vice-Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDR-C), de 2003 a 2005, de Secretário de Estado do Ambiente e Ordenamento do Território, de Maio a Julho de 2004 e de Consultor da Presidência da República para a área de Ciência e Ambiente, desde Maio de 2009 até Março de 2011.

LUIS SILVA | é o CEO e fundador da WIT. Ele é também um Professor Associado no Departamento de Engenharia Informática na Universidade de Coimbra – com uma vasta actividade em áreas de distribuição e computação em dispositivos móveis e mais de 130 artigos científicos publicados. Luis já geria a equipa da WIT nos projectos da Universidade, e levou a maior parte da equipa para a empresa. Com esta equipa formada, ele ajudou a Vodafone Portugal a lançar o serviço WAP em Portugal muito antes da concorrência – e na maior parte do mundo – começando a corrida pela internet no telefone no mercado local. Resumindo, Luis gere esta equipa à mais de 15 anos. Já na WIT, ele continuous a parceria com a Vodafone Portugal para lançar todos os serviços baseados em SMS (Jogos, Chat, Votação, entre outros) bem como em muitas outras áreas. Ele conseguiu trazer a WIT para fora de Portugal, até aos EUA, Canadá, Europa, Africa e Asia, e ainda continua a suportar o crescimento da empresa através de clientes como a Vodafone Global, Panasonic, Nokia, Telefonica Moviles, Procter&Gamble, Alcatel, Ericsson, CGD, Banif e SIC, e, também, continua envolvido em projectos com a Agência Espacial Europeia.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s