FDE 2013

Local: Auditório Municipal de Penela

10H00 – Recepção dos participantes
10H30 – Sessão de Abertura
Luís Matias, Presidente da Câmara Municipal de Penela
Paulo Andrez, Vice-Presidente da Federação Nacional de Associações de Business Angels e Presidente da Associação Europeia de Business Angels

11H00 – 1º PAINEL: SERRA DA LOUSÃ: PATRIMÓNIO, NATUREZA E TURISMO
Moderador: Paulo Andrez, Presidente da Associação Europeia de Business Angels

“Quinta da Paiva”
Jaime Ramos, Presidente da ADFP – Parque Biológico da Serra da Lousã

“Serra da Lousã“
Sandra Marques e Luiz Alves, Lousitânea – Liga de Amigos da Serra da Lousã

“Turismo de Natureza”
Pedro Pedrosa, CEO da A2Z Adventures

12H30 – Debate
13H00 – Almoço volante incluído

15H00 – 2º PAINEL: A PRÓXIMA DÉCADA NA REGIÃO CENTRO
Moderador: Jorge Figueira, Director da Divisão de Inovação e Transferências do Saber da Universidade de Coimbra
Pedro Saraiva, Presidente da CCDR-C 
Leitão Amaro, Secretário de Estado da Administração Local
Augusto Mateus, Economista

16H00 – Debate
16H30 – Coffee-Break

16H45 – PAINEL DE ENCERRAMENTO: A ECONOMIA, O FINANCIAMENTO E O ESTADO
Moderador: Paulo Júlio, Director-Geral da FRIJOBEL 
Rui Semedo, Presidente do Banco Popular (Portugal)
Nuno Ribeiro, Gestor para Portugal da FABERNOVEL
Pedro Rodrigues, Director das PME’s da AICEP

 

Durante os coffee-breaks  e almoço existe a oportunidade dos empreendedores contactarem directamente com Business Angels para apresentarem as suas ideias/projectos.

CONVIDADOS

Rui Semedo RUI SEMEDO | Presidente do Banco Popular Portugal

Natural de Elvas, Rui Semedo, 54 anos, tem um percurso profissional centrado na banca. Licenciado em Economia, o presidente do Banco Popular Portugal começou a sua carreira no ministério da Administração Interna, em 1981, mas cedo passou para o Banco Pinto & Sotto Mayor, onde ficou até 1987.

Foi no grupo BCP, onde trabalhou até 2003, que Rui Semedo desenvolveu a sua carreira, tendo então ocupado diversos cargos, de que se destacam: Director Geral do International Private Banking, CEO do Banco Expresso Atlântico, Presidente da Companhia de Seguros de Macau, CEO do Banco Comercial de Macau, entre outros.

Depois de uma passagem pelo Barclays Portugal e Barclays Espanha, como CEO e Country Manager, assumiu o cargo que actualmente ocupa no Banco Popular Portugal.

 

Augusto Mateus AUGUSTO MATEUS | Economista

Nasceu em 27 de Agosto de 1950. Licenciado em Economia pelo Instituto Superior de Ciências Económicas e Financeiras (ISCEF) da Universidade Técnica de Lisboa. Professor Catedrático convidado do ISEG com responsabilidades docentes actuais nas áreas da Economia Europeia, da Política Económica e da Política Industrial e Competitividade, ao nível das licenciaturas e mestrados.

Investigador e consultor na área da macroeconomia, da política económica, da competitividade industrial, da estratégia empresarial, da avaliação de programas e políticas de desenvolvimento. Responsável pela coordenação de vários estudos de avaliação de programas e políticas públicas e pela coordenação de vários projectos de investigação e estudos de economia aplicada.

Exerceu os cargos de Secretário de Estado da Indústria (Outubro de 1995 a Março de 1996) e de Ministro da Economia (Março de 1996 a Dezembro de 1997), tendo lançado o plano de regularização de dívidas ao Estado também conhecido como Plano Mateus.

É Presidente da empresa de consultoria Augusto Mateus & Associados.

 

António Leitão Amaro ANTÓNIO LEITÃO AMARO | Secretário de Estado da Administração Local

António Leitão Amaro nasceu em 1980 no Caramulo, concelho de Tondela. É deputado à Assembleia da República desde 2009, tendo sido coordenador do Grupo Parlamentar do PSD na Comissão de Ambiente, Ordenamento do Território e Poder Local.

É Assistente convidado de Direito Constitucional na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa desde 2009, e Professor auxiliar convidado do Instituto Superior Técnico, desde 2009.

Concluiu o Mestrado em Direito pela Universidade de Harvard, nos Estados Unidos da América, em 2008, tendo também sido Investigador visitante na mesma Universidade.

Licenciado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, pós-graduado em Regulação e Concorrência pela Universidade de Coimbra, é doutorando em Direito Público pela Universidade Católica Portuguesa.

É membro da Direção do Harvard Club de Portugal e da Associação Portuguesa de Empresas Familiares. Foi Secretário-Geral da JSD entre 2008 e 2010 e é membro do Conselho Nacional do PSD desde 2009.

Trabalhou na empresa Derovo (2009) e foi advogado na sociedade Cuatrecasas, Castelo Branco e Advogados entre 2003 e 2006.

É autor de diversos artigos técnicos e científicos.

 

Nuno Ribeiro

NUNO RIBEIRO | Gestor para Portugal da FABERNOVEL

Portugal Country Manager da agência de inovação FΛBERNOVEL.

Autor do livro: Gerir na Era Digital (2011).

Coordenador da Pós-Graduação em Marketing Digital e Medias Sociais na Universidade Europeia | Laureate International Universities.

Licenciado em Economia na Universidade Católica de Lisboa, onde também concluiu um curso avançado de Gestão de Empresas Tecnológicas e uma pós-graduação em Gestão de Media e Entretenimento.

Diretor a unidade Negócio Multimédia do grupo Controlinveste (2008 a 2012).
Diretor da unidade de negócios de Internet do grupo Cofina Media (1999 a 2008).

Consultor do secretário de Estado da Comunicação Social para a área digital (1997 a 2002).

 

José Vital Morgado

JOSÉ VITAL MORGADO | Vogal Executivo da AICEP

É licenciado em engenharia civil pelo Instituto Superior Técnico, tendo ingressado no ICEP em 1987, onde foi director, em Portugal, e delegado em Nova Iorque e em Madrid, sendo vogal executivo da administração da AICEP desde a sua criação em Julho de 2007. O seu percurso profissional fez-se também em empresas do sector da construção como a Corul – Construções Urbanas, Lda., a Ilídio Monteiro Construções, Lda., e a Sogel – Sociedade Geral de Empreitadas, Lda.

Tem actualmente a seu cargo os pelouros Promoção e Gestão de Eventos, dos Recursos Humanos, Património, Logística e Compras, Contac Center e Sites, e dos Sistemas e Tecnologias de Informação.

 


PEDRO SARAIVA
 | Presidente da CCDR-C – Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro

Licenciado em Engenharia Química pela Universidade de Coimbra, com doutoramento na área de Gestão da Qualidade obtido no Massachusetts Institute of Technology (EUA); fundador e Sócio da Qual; vasta experiência de formação, desenvolvimento e aplicação empresarial de conceitos e ferramentas da Qualidade; Presidente da CCDRC (2004-); Pró-Reitor da Universidade de Coimbra (2003-2004); Professor Associado no Departamento de Engenharia Química da Universidade de Coimbra (2002-); membro fundador, Vice-Presidente (1997) e Presidente (1998-2000) da Comissão Sectorial 11 do CNQ (Conselho Nacional da Qualidade); membro fundador, Presidente (1998-2000) e Vice-Presidente (2001-2003) da Direcção do Pólo Dinamizador do Distrito de Coimbra da APQ (Associação Portuguesa para a Qualidade).

 

Para consultar as apresentações desta edição, clique aqui.


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s